Os quadros decorativos são a cereja do bolo quando o assunto é a decoração de interiores.

Isso porque, eles têm o poder especial de elevar o nível de beleza e sofisticação de todos os elementos à sua volta, já reparou?

Nesse sentido, saber como escolher o tamanho do quadro decorativo ideal é fundamental para que a sua decoração seja realmente tudo aquilo que ela foi pensada para ser.

Você não quer errar nesse momento crucial não é? Então vem com a gente que vamos te mostrar como escolher o tamanho certo para seu ambiente.

Para começar, aqui vão algumas inspirações para você, vamos lá?

6 Dicas para saber como escolher o tamanho do quadro decorativo ideal

Escolher o tamanho do quadro decorativo ideal é algo que envolve considerar muitos fatores, não separadamente, mas em conjunto, para que a decoração como um todo fique em harmonia e o resultado final seja realmente incrível.

Para isso, separamos 6 dicas para que você possa escolher o tamanho de quadro perfeito para cada ambiente da sua casa, tome nota:

  1. Considere o espaço disponível;
  2. Use o tamanho de forma estratégica;
  3. Tamanho e disposição dos móveis;
  4. Estilo de decoração;
  5. Considere a função do ambiente;
  6. Combine tamanhos diferentes;

Considere o espaço disponível

Antes de tudo, o mais importante é entender o tamanho do cômodo em questão.

Se for um sala bem grande, com paredes amplas e pé direito duplo, por exemplo, não dá para imaginar um quadro muito pequeno não é mesmo? Ele ficaria perdido em todo esse espaço.

Por outro lado, caso estejamos falando de uma sala com dimensões mais modestas, um quarto pequeno ou um corredor, por exemplo, um quadro muito grande poderia sobrecarregar o ambiente e impactar de forma negativa na funcionalidade como um todo, e também não seria legal…

Portanto, a dica é olhar para o ambiente e entender o que seria o tamanho ideal para você, sem exageros, basta usar o bom senso e se sairá muito bem aqui, ainda mais com todos os exemplos que separamos para te inspirar.

Agora queremos saber, você têm espaço aí para um quadro grande, ou vai ficar entre os médios e pequenos mesmo?
0
Queremos muito ouvir sua resposta, isso nos motiva!x

Use o tamanho de forma estratégica

Essa dica vale ouro caso você tenha um cômodo que acha pequeno e quer fazer com que ele se pareça maior.

Caso tenha espaço disponível na parede que deseja pendurar o quadro, opte por um modelo grande, como um de 80×120 cm, por exemplo, assim você irá criar um ponto focal muito forte e desviará a atenção do tamanho reduzido do cômodo.

Agora, caso não tenha tanto espaço disponível na parede, opte por usar vários quadros menores formando uma galeria, seja em forma de um arranjo simétrico ou dispostos organicamente, o resultado será incrível.

Tamanho e disposição dos móveis

Outro elemento que devemos considerar ao escolher os quadros decorativos é o tamanho e a forma de disposição da mobília.

Caso você pendure o quadro acima de algum móvel, é preciso entender que ele deve respeitar as dimensões do mesmo, caso contrário, pode ser que não fique tão legal…

Aqui, a dica é respeitar a proporção de 2/3 ou 3/4 do tamanho do móvel que estiver abaixo do quadro, ou seja, se estivermos falando de um sofá, por exemplo, que mede 2 m de comprimento, o quadro acima dele deve medir entre 1,30 m e 1,50 m de largura, no máximo.

Veja alguns exemplos, você vai entender a importância dessa proporção:

Estilo de decoração

O estilo de decoração que você usa também interfere na escolha dos quadros, que, além de ter que estampar temas relacionados a ela, devem ter tamanhos e estilos que estejam em harmonia com a decoração.

Por exemplo, se estamos diante de um ambiente com decoração minimalista, e temos espaço para isso, um quadro decorativo grande pode ser a melhor escolha para fazer todo o resto da decoração brilhar!

Por outro lado, se falamos sobre uma decoração rústica ou vintage, por exemplo, talvez seja melhor combinar vários quadros pequenos ou médios para criar um ambiente aconchegante.

O mesmo vale para decorações muito trabalhadas e cheias de detalhes, geralmente quadros pequenos são ideais para dar charme sem que o ambiente fique sobrecarregado.

Mas e aí, qual é o estilo de decoração da sua casa? Conta pra gente!
0
Sua resposta é muito importante para nós!x

Considere a função do ambiente

A função do ambiente diz respeito ao propósito do cômodo em questão, para quê ele é usado e qual é a atmosfera que você deseja criar nele com a decoração e os quadros decorativos.

Ou seja, se estamos falando da sala de estar, por exemplo, que geralmente é um ambiente social e de relaxamento, quadros maiores e mais chamativos podem ser interessantes para criar um ponto focal e elevar a sofisticação do ambiente.

Contudo, se estamos falando de um corredor ou de um banheiro, por exemplo, a melhor escolha são quadros médios ou uma composição de quadros menores, para criar interesse visual sem sobrecarregar demais o espaço.

Combine tamanhos diferentes

Uma opção ousada, mas que pode criar um efeito visual muito interessante! Já imaginou optar por quadros dispostos de forma orgânica em sua parede, de vários tamanhos e formatos?

Essa pode ser uma bela opção, especialmente para ambientes com pouco espaço, pois, os quadros podem se “encaixar” no espaço disponível.

A dica aqui é usar o maior ou mais importante como quadro mestre, e a partir dele, ir preenchendo os espaços, criando um lindo mosaico.

Você pode espalhar os quadros no chão e simular o layout, até encontrar o seu preferido, depois é só passar para a parede e apreciar sua obra prima!

Qual o tamanho ideal para um quadro na sala?

Para saber como escolher o tamanho do quadro decorativo ideal para a sala, é preciso considerar todos os pontos que já abordamos e entender o que se encaixa melhor na sua realidade.

Começando pelo tamanho, se a sala tivesse espaço suficiente, um quadro grande seria um ponto focal incrível, e que valorizaria ao máximo todo o resto da decoração!

Mas, devemos lembrar que se pendurarmos o quadro acima do sofá ou de outro móvel, o ideal é um modelo que respeite a proporção entre 2/3 a 3/4 do seu tamanho, alinhado ao centro, para que possamos criar um efeito visual harmônico.

Por outro lado, para uma sala menor e com pouco espaço, temos que nos adaptar, e optar por quadros médios ou menores, dispostos em forma simétrica, como em grades, ou de maneira orgânica, criando um efeito de galeria.

Ainda, para salas decoradas com estilo rústico ou vintage, por exemplo, ou ainda decorações cheias de detalhes e outros itens decorativos, a melhor escolha seria quadros menores.

Isso cria uma atmosfera aconchegante e contribui para que a decoração não fique sobrecarregada.

Exemplos de tamanhos de quadros

Bem, depois de todas essas dicas, é preciso ver alguns exemplos de tamanhos de quadros e aplicações práticas para que possamos entender realmente como escolher o tamanho perfeito dos quadros para cada cantinho da casa. Vamos lá?

Vamos falar sobre os seguintes tamanhos:

  • 20×20 cm;
  • 40×60 cm;
  • 60×80 cm;
  • 80×120 cm.

Quadros pequenos, em torno de 20×20 cm, são ideais para espaços menores e mais acolhedores.

Esses modelos se destacam pela versatilidade, e podem ser usados na casa toda em agrupamentos na parede, o que cria um visual moderno e interessante, e o melhor, que nunca sai de moda!

Já os quadros médios, em torno de 40×60 cm a 60×80 cm, são perfeitos para ambientes de transição como corredores.

Além disso, são a melhor opção para quartos ou salas de estar pequenas, por exemplo, porque preenchem bem o espaço, mas sem sobrecarregá-lo demais.

Por fim, quadros grandes, a partir de 80×120 cm, são indicados para espaços amplos, como uma sala de estar grande e espaçosa.

Nesse tipo de ambiente um quadro maior cria um ponto focal sensacional, gerando aquele efeito “Uau!” em qualquer um que entrar no espaço! E afinal, é isso que queremos não é?

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos usando os botões abaixo, assim eles também vão saber como escolher o tamanho do quadro decorativo ideal, assim como você!

0 0 votes
Avalie este artigo, isso nos ajuda muito!