Na hora de fixar os quadros decorativos na parede, muita gente opta por usar fita dupla face para não sair furando tudo e danificá-la, inclusive temos um artigo aqui no blog ensinando qual a melhor fita para colar quadros na parede sem furar.

Mas, de que adianta todo esse cuidado com sua querida parede se na hora de retirar o quadro, seja para mudar o layout ou trocá-lo por outro, você acaba arrancando um pedaço da parede junto com o quadro?

Ou pior, o quadro pode até mesmo se quebrar durante o processo, e o que era para ser algo para proteger acaba por danificar sua parede e seu quadro, isso não pode acontecer!

Pensando nisso, a Mioquadros preparou esse artigo para te ensinar como tirar quadro com fita dupla face da parede com segurança e eficácia, e quais produtos utilizar para isso, sem causar danos à parede ou aos quadros. Vamos lá?

Aprenda como tirar quadro com fita dupla face da parede

Bem, para fazer isso de forma segura, não podemos simplesmente puxar o quadro, isso poderia arrancar uma parte da parede junto ou danificá-lo, tendo em vista o poder de fixação da fita.

Nesse caso, você vai precisar de uma espátula de pintura, ou, caso tenha, pode ser um cartão de crédito antigo ou outro objeto semelhante.

A ideia aqui é usar algo que seja fino o suficiente para entrar entre o quadro e a parede mas que ao mesmo tempo, seja forte o bastante para não se quebrar durante o processo.

Nesse ponto, com cuidado, comece a inserir a espátula na borda do quadro, tentando alcançar a fita dupla face, ela deve começar a ceder, e você pode continuar o processo até que o quadro esteja totalmente solto.

Ah, e se a fita estiver muito resistente, uma boa dica é usar um soprador térmico ou até mesmo um secador de cabelo, porque ao esquentar a cola ela ficará mais maleável e fácil de retirar, isso evitará danos à parede.

Depois de retirar o quadro, basta ir raspando suavemente a espátula sobre os restos de fita na parede e no quadro, até retirar tudo, com bastante cuidado para não danificá-los.

Feito isso, para retirar os resquícios de cola que ficaram, use álcool isopropílico ou outro produto específico, e deixe agir por alguns minutos antes de esfregar suavemente com um pano limpo.

E prontinho, seguindo esse passo a passo não é tão complicado assim hein? Aposto que agora você pode fazer isso…

Conta para a gente aqui se você conseguiu ou se tentou antes de forma errada, como foi a experiência?
0
Sua resposta é muito importante para nós!x

Como evitar danos à parede e ao quadro

Nessa hora todo cuidado é pouco, é preciso ter muita cautela e paciência para não danificar o quadro ou a parede.

Então, para que você seja bem sucedido nessa missão, separamos 4 dicas que julgamos essenciais, lembre-se de:

  1. Ter paciência é o essencial:
    Não importa a técnica ou equipamento que use, se não tiver paciência e for afobado demais pode colocar tudo a perder em um instante.
    Tanto a parede quanto o quadro são frágeis, mas a fita dupla face é pode fazer um grande estrago se não tiver delicadeza.
  2. Use ferramentas apropriadas:
    Ferramentas apropriadas podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.
    O ideal é uma espátula de pintura, mas pode ser que um cartão de crédito antigo ou outro objeto parecido possa ser suficiente, teste com cuidado e veja se dará certo no seu caso. Na dúvida, se equipe melhor e tente novamente.
  3. Ajuda sempre é bem vinda:
    Nessa hora, contar com uma mãozinha pode ser essencial, ainda mais se estamos falando de um quadro pesado, isso é indispensável mesmo!
    Enquanto uma pessoa vai retirando a fita com a espátula a outra segura o quadro para que não caia no chão.
  4. Use removedores de cola apropriados:
    No final do processo, quando tiver removido o quadro, podem restar alguns resíduos de cola na parede, e para removê-los com segurança é essencial usar produtos adequados, caso contrário poderá manchar sua parede!
    Indicamos o uso de álcool isopropílico ou outro produto específico para remover a cola. Aplique e deixe agir por alguns minutos, após, use um pano seco para limpar tudo.
Queremos te ajudar, então conta para a gente, você ainda tem alguma dúvida sobre esse processo que ainda não esclarecemos?
0
Teremos muito prazer em te responder!x

O que é bom para tirar cola de fita adesiva?

Bem, nós já falamos brevemente sobre isso nos tópicos anteriores, lembra? Mas, como esse é um ponto muito importante do processo, temos que nos aprofundar um pouco mais.

Afinal, do que adianta seguir todas as nossas dicas e retirar o quadro perfeitamente, mas no final, deixar aquela mancha horrível de cola na parede? Seria muito frustrante!

Felizmente, existem vários produtos eficazes para remover os resíduos de cola, e agora vamos listar para você os mais indicados, desde soluções caseiras até às comerciais.

Você poderá escolher o que melhor se encaixa nas suas necessidades. Vamos a lista:

  • Óleo de cozinha:
    Aplique óleo de cozinha na área desejada, como óleo de canola ou azeite de oliva, e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, esfregue suavemente com um pano ou uma esponja para remover a cola.
  • Vinagre branco:
    O vinagre branco é um solvente suave que pode ajudar a soltar a cola. Aplique vinagre branco na área afetada, deixe agir por alguns minutos e depois limpe com um pano úmido.
  • Álcool isopropílico:
    O álcool isopropílico é bastante eficaz na remoção de muitos tipos de adesivos. Aplique-o na cola e esfregue com um pano ou uma esponja para ter o melhor resultado.
  • Pasta de dente:
    Aplique uma pequena quantidade de pasta de dente na área afetada e esfregue com cuidado. A pasta de dente irá ajudar a soltar a cola da parede aos poucos.
  • Secador de cabelo:
    Use o secador de cabelo na temperatura quente para amolecer a cola, assim ela fica mais maleável e propensa a se soltar. Nessa hora, limpe com um pano ou papel toalha, esfregando suavemente.
  • Óleo de citronela:
    O óleo de citronela também é muito eficaz na remoção de resíduos de cola. Aplique-o na área afetada e esfregue com um pano, suavemente.

Como usar esses produtos corretamente

Nesse momento, para garantir que não irá danificar a parede, comece aplicando o produto escolhido em uma pequena área isolada, e se tudo correr bem, aplique em todo o resto.

Afinal, existem muitos tipos de tinta e de cola, que podem reagir de diferentes formas com o produto usado, então é melhor não arriscar.

Ainda, se estiver usando um solvente comercial, lembre-se de ler as informações do fabricante para garantir que é realmente indicado para o trabalho e não irá danificar sua parede.

Quanto a aplicação, é interessante deixar o produto agir pelo tempo indicado na embalagem, e, no caso de uma solução caseira, apenas alguns minutos já serão o bastante.

Após esse período de ação, basta limpar a área com um pano ou uma esponja, por exemplo, seco ou úmido, a depender do produto usado, mas sempre com movimentos suaves e circulares.

Seguindo esses passos não tem como errar. Mas, se você ainda tem alguma dúvida conta para a gente aqui, vamos te responder rapidinho!
0
Será um prazer poder te ajudar!x

Como remover fita adesiva do quadro?

Uma vez retirado o quadro é feita a limpeza da parede, resta apenas limpar sua obra de arte de quaisquer resquícios de cola, com muita paciência, para que a moldura não seja danificada.

Uma boa dica é começar a soltar a cola pelas bordas, usando uma ponta de régua ou outro objeto semelhante para isso, de forma que não arranhe a moldura.

A partir daí, sempre faça movimentos suaves, e se a cola estiver muito resistente uma ótima ideia é usar um secador de cabelo para amolecê-la um pouco.

Nesse momento é preciso ter cautela! O calor deve ser aplicado a uma distância segura e por pouco tempo par não danificar o quadro.

Ao terminar o processo de remoção, pode ser que ainda restem resíduos de cola na moldura do quadro, e, se esse for seu caso, tente removê-los primeiro com um pano úmido e um pouco de detergente neutro ou óleo de cozinha.

Agora, se isso não funcionar, pode ser necessário usar algum removedor comercial, e, nesse caso, todo cuidado é pouco para não manchar sua moldura ou estragar seu quadro, então comece testando em uma área pequena e isolada para se precaver.

Por fim, se seu quadro decorativo for de papel ou outro material muito delicado a recomendação é sempre buscar um profissional para realizar o serviço, para que não corra risco de perder sua peça.

Como tirar quadro da parede colado com fita 3M

Muita gente se pergunta como tirar quadro da parede colado com 3M, por ser, reconhecidamente, uma das melhores fitas do mercado, talvez a mais famosa.

Contudo, aqui não há nenhuma novidade, o passo a passo para realizar essa tarefa é o mesmo que traçamos para quaisquer outras fitas dupla face do mercado!

Dessa forma, ao ler esse artigo e seguir nossas dicas, você conseguirá cumprir essa tarefa tranquilamente! Independente da fita usada para fixar seu quadro.

Ficou com alguma dúvida? Escreva aqui para a gente, teremos o maior prazer em te ajudar!
0
Queremos muito te ouvir e te ajudar!x

Gostou das dicas? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos usando as redes sociais abaixo!

0 0 votes
Avalie este artigo, isso nos ajuda muito!