As cores são muito importantes para o desenvolvimento sensorial e cognitivo dos bebês, que, desde o nascimento, já começam a perceber e reagir a elas, de modo que isso os ajuda a compreender melhor todo o mundo ao seu redor.
Nesse sentido, estudos apontam inúmeros fatores que nos fazem crer que as cores são muito importantes para os pequenos nos primeiros anos de vida, e, portanto, indispensáveis.
Destaca-se, por exemplo, a possibilidade de estimulação do desenvolvimento visual, emocional e melhora na aprendizagem.
Dito isso, as cores de quarto de bebê devem ser pensadas cuidadosamente, para atender às necessidades do seu bebêzinho!
Ao longo deste artigo, abordaremos os principais pontos sobre o assunto, sempre com belos exemplos de cor para quarto feminino e cor para quarto masculino, para te inspirar e ajudar na escolha.
Como as cores impactam o comportamento das crianças?
A psicologia das cores relaciona determinadas cores a certos sentimentos e emoções, o que impacta no comportamento dos bebês de forma significativa.
Por exemplo, o azul frequentemente é associado ao sentimento de calma e serenidade, o que pode ajudar a tranquilizar as crianças.
Por outro lado, cores vibrantes como o laranja ou o vermelho tendem a estimular a energia e criatividade dos bebês, por isso são frequentemente utilizadas em brinquedos.
Pode parecer besteira, mas as cores não se tratam apenas da estética para os bebês, e realmente podem influenciar na forma como vêem e interagem com o mundo à sua volta.
Dessa forma, entenda que as cores podem ser usadas estrategicamente muito além da decoração do quarto, como também nas roupas, brinquedos e tudo mais que rodeia o mundo dos pequenos.
Quais os benefícios das cores na educação infantil?
As cores desempenham um papel crucial na educação infantil, principalmente na etapa pré-escolar, e dentre os inúmeros benefícios, destacam-se:
- Motivação e engajamento: materiais escolares e ambientes coloridos deixam as crianças entusiasmadas e envolvidas;
- Estímulo visual: cores vibrantes prendem a atenção das crianças, auxiliando-as a manter o foco nas atividades escolares;
- Memorização: a associação de cores a conceitos e palavras facilita a memorização de forma eficaz;
- Desenvolvimento Cognitivo: a percepção e o desenvolvimento cognitivo das crianças é estimulado a medida que é exposto a uma variedade de cores diferentes;
- Reconhecimento de número e letras: as cores podem ser usadas para destacar números e letras, o que facilita o processo de alfabetização;
- Melhora da comunicação: as cores estimulam a comunicação visual, ajudando as crianças a se expressar e entender conceitos visuais variados;
- Estímulo da curiosidade: cores chamativas despertam o interesse das crianças, e estimulam a vontade de “explorar” as coisas;
- Diferenciação e classificação: a classificação e diferenciação de objetos se torna mais simples. Aquele objeto é azul, o outro é branco, etc;
- Aprendizado multissensorial: combinadas com texturas, sons entre outros elementos sensoriais, a aprendizagem se torna mais dinâmica e envolvente; e
- Expressão criativa: as cores podem ser usadas pelas crianças para expressar emoções e pensamentos, incentivando a criatividade.
Cores de quarto de Bebê e o Sono
Partindo da premissa que as cores influenciam nos sentimentos e nas emoções dos bebês, é lógico que elas também têm seu impacto em relação ao sono para eles.
Nesse sentido, cores muito brilhantes ou estimulantes podem deixar seu bebê agitado, dificultando o sono.
Aqui, o ideal são as cores e tons mais suaves e relaxantes, para criar um ambiente calmo e aconchegante, propício para estimular um sono de qualidade, tranquilo e reparador para seu denguinho.
Cores Neutras vs. Cores Vibrantes
Quer que a decoração do quarto do seu bebê seja perfeita? Não sabe se escolhe cores neutras ou vibrantes? Pois saiba que essa é uma dúvida muito frequente quando o assunto é decoração para quartos de bebês.
Antes de tudo, é necessário entender que ambas as opções possuem suas vantagens e desvantagens.
As cores claras e neutras transmitem paz e tranquilidade, sendo frequentemente associadas ao sentimento de calma, o que ajuda a estimular um sono de qualidade nos pequenos.
Além disso, são muito versáteis e combinam com praticamente tudo!
Por outro lado, as cores vibrantes e chamativas podem estimular o cérebro dos bebês, auxiliando no desenvolvimento cognitivo, contudo, tendem a deixar os bebês agitados, o que dificulta na hora do sono.
Então, é necessário ponderar, usando apenas cores claras e neutras você estará deixando de estimular o cérebro de seu bebê.
Contudo, se exagerar nas cores vibrantes o ambiente pode ficar cansativo aos olhos da criança e estimulá-la em excesso, dificultando o sono.
Portanto, o ideal seria priorizar as cores claras e neutras para criar um ambiente calmo e aconchegante, que seja propício ao sono de qualidade, mas sem abrir mão de elementos com cores vibrantes para não deixar de estimular o bebê, na medida certa, é claro.
Para isso, nada melhor que os quadros decorativos aqui da Mioquadros, eles podem dar um destaque ao ambiente na medida certa, além de destacar todo o resto da decoração com elegância e estilo.
Veja alguns exemplos e inspire-se:
Como escolher a cor ideal para o quarto do seu bebê?
Escolher a cor ideal para o quarto do bebê envolve considerar diferentes fatores, desde os pontos já discutidos sobre o sono do bebê, até seu gosto pessoal e o que você acha que seu bebê pode gostar.
Nesse ponto, seguindo as dicas que passamos, se torna algo pessoal, porém, ainda existem alguns truques que vale a pena mencionar.
Para quartos pequenos, prefira as cores claras e neutras, elas refletem bem a luz e ampliam o ambiente visualmente, fazendo com que pareça maior.
Por outro lado, para quartos maiores, pode ser difícil criar uma sensação de aconchego, então a dica é optar por cores neutras mais escuras, elas são ótimas para isso.
Por fim, para escolher a paleta de cores perfeita, pense em usar cores neutras como as principais, e as vibrantes nos acessórios, como nos quadros, por exemplo, assim terá um ambiente acolhedor e estimulante na medida certa para seu bebezinho.
Cor para quarto de bebe feminino
Apostando em cores neutras como as cores principais para o quarto, e as vibrantes para os acessórios, separamos 10 exemplos de paletas para você se inspirar:
- Paredes Brancas com Acessórios Rosa Choque;
- Paredes Cinza Claro com Acessórios Lavanda;
- Paredes Bege com Acessórios Coral;
- Paredes Marfim com Acessórios Vermelho Intenso;
- Paredes Cinza Pérola com Acessórios Dourado;
- Paredes Creme com Acessórios Amarelo Brilhante;
- Paredes Rosa Pálido com Acessórios Verde-água Vibrante;
- Paredes Lavanda com Acessórios Lilás;
- Paredes Amarelo Suave com Acessórios Rosa Pálido;
- Paredes Verde-água com Acessórios Turquesa Brilhante;
Aqui vai mais um pouco de inspiração, com lindas fotos de exemplos:
Cor para quarto de bebe masculino
Para os bebês masculinos, seguindo a mesma lógica, paredes em cores neutras e acessórios em cores vibrantes, separamos 10 belas combinações pra você, vamos lá:
- Paredes Brancas com Acessórios Azul Marinho;
- Paredes Cinza Claro com Acessórios Verde Menta;
- Paredes Bege com Acessórios Laranja Vivo;
- Paredes Marfim com Acessórios Vermelho Intenso;
- Paredes Cinza Pérola com Acessórios Amarelo Brilhante;
- Paredes Creme com Acessórios Verde Oliva;
- Paredes Verde Pálido com Acessórios Marrom Escuro;
- Paredes Azul-claro com Acessórios Vermelho;
- Paredes Marrom Claro com Acessórios Cinza azulado;
- Paredes Areia com Acessórios Cinza Escuro;
Vamos ver algumas fotos? inspiração nunca é demais não é?