O quarto é a parte da casa onde podemos ser nós mesmos sem nenhum pudor, é nosso refúgio pessoal, onde encontramos sossego e conforto.

Por isso, a decoração como um todo e os quadros decorativos, devem ser um reflexo da nossa personalidade.

Mas a questão é, como combinar quadro no quarto corretamente para que possamos ter esse resultado incrível?

Vamos te mostrar como! É só vir com a gente nesse artigo e vamos revelar os segredos para arrasar, além de te mostrar exemplos incríveis com muitas fotos para te inspirar.

Como combinar quadro no quarto?

A resposta para como combinar um quadro no quarto envolve muitos detalhes, muito mesmo… por isso, nós resumimos pra você apenas os 4 que entendemos mais importantes, para que possa aprender rápido como fazer isso de forma fácil:

  1. Atenção ao estilo da decoração;
  2. Paleta de cores coerente;
  3. Tamanho do quadro condizente com o tamanho do quarto; e
  4. Alinhamento com a mobília.

1. Atenção ao estilo da decoração

Lembre-se que, antes de tudo, se seu quarto possui um estilo de decoração bem definido, ou você já sabe como quer decorá-lo no futuro, opte por quadros que sejam compatíveis com esse modelo.

Por exemplo, um quadro com tema campestre ficaria fora de lugar em um ambiente moderno. Contudo, se o ambiente fosse rústico ficaria perfeito.

Isso porque os elementos frios, linhas limpas, materiais contemporâneos e estética minimalista da decoração moderna nada tem a ver com os quadros rústicos, que tem foco em cores quentes e acolhedoras, e, na maioria dos casos, evocam uma conexão com a natureza.

Veja alguns exemplos de quadros combinando com a decoração do quarto para se inspirar:

Por fim, lembre-se, se você gostar de algo, mesmo contrário as dicas, não tem problema, o importante é que você goste do resultado, já que as dicas são apenas um caminho mais fácil para que você fique feliz com sua escolha e não se decepcione.

Mas, conta pra gente rapidinho, qual o estilo de decoração usa ou está pensando em usar no quarto?

0
Sua resposta é muito importante para nós!x

2. Paleta de cores coerente

Bem, aqui é simples, as cores dos quadros que escolher não podem ser totalmente desconectadas e aleatórias, isso se você quer ter uma decoração que combine de verdade.

A dica então,  é escolher entre:

  • Cores já presentes na decoração, para trazer harmonia, ou
  • cores complementares, para criar contraste.

A primeira possibilidade são as cores já presentes na decoração, como a cor da cortina, da parede ou da mobília, por exemplo.

Você pode usar alguma dessas cores e variações de seus tons para criar uma atmosfera de harmonia suave.

Por outro lado, há quem adore contraste, nesse caso, tons de preto podem ser o ideal para uma parede ou móveis brancos, e vice-versa.

Ainda, fora preto e branco, que são um caso à parte, para criar contraste, escolha uma cor complementar às cores presentes na decoração, e para isso use um círculo cromático.

Um bom exemplo disso, é usar tons de laranja para contrastar com o azul da cortina, por exemplo.

E ai, do qual você gostou mais, da harmonia ou do contraste?

0
Queremos muito saber sua opinião!x

3. Tamanho do quadro condizente com o tamanho do quarto

Aqui, duas perguntas são essenciais:

  • Qual o tamanho do seu quarto?
  • Qual o espaço disponível na parede?

Uma vez que você sabe quanto espaço tem disponível, e o que poderia se encaixar nele, é muito mais simples fazer a escolha certa.

Se seu quarto é pequeno, aposte em cores claras e neutras, ou em paisagens naturais abertas ou cidades vistas de cima, ou ainda, imagens em perspectiva, isso irá criar uma sensação de amplitude e seu quarto irá parecer maior.

Outra dica super legal para quartos pequenos é usar um quadro grande, dentro das possibilidades é claro, na parede de destaque do quarto, isso cria um ponto focal e tira a atenção do tamanho reduzido do quarto, fazendo parecer maior.

Por fim, se não tem espaço disponível na parede para um quadro maior, opte por um arranjo com vários quadros menores, o resultado é igualmente incrível.

Por outro lado, a escolha se torna mais fácil para um quarto grande, pois há muito mais espaço para trabalhar e criar designs incríveis.

Aqui o ideal seria um quadro maior gerando um ponto focal, ou ainda uma composição de vários quadros médios em grade, por exemplo, gerando uma sensação de continuidade ao longo da parede.

Mas e você, qual é o tamanho do quadro ideal para seu quarto?

0
Sua resposta é o que nos motiva!x

4. Alinhamento com a mobília

Caso você não instale seus quadros em uma parede vazia, é preciso alinhá-los corretamente com a mobília, para dar unidade e equilíbrio ao ambiente.

A dica é centralizar os quadros com os móveis, como a cama ou a cômoda, por exemplo, na altura dos olhos.

Considere, ainda, usar quadros compatíveis com o tamanho do móvel, no máximo 2/3 do seu tamanho, para que fique equilibrado. Da mesma forma, não use quadros muito pequenos para não ficar vazio.

Outra possibilidade incrível é usar vários quadros em forma de grade acompanhando a largura do móvel.

Nesse caso, separe-os por apenas alguns centímetros e mantenha essa distância uniformemente em todos eles para ficar coeso e harmônico. O resultado é de cair o queixo.

Mas, conta para a gente, qual opção você gostou mais, apenas um quadro maior ou vários quadros em grade acima da mobília?

0
Queremos saber sua opinião!x

Combinação de quadros no quarto

Bem, se ter um quadro no quarto é bom, ter vários já beira a perfeição hein? rsrs

Mas a pergunta é, como combinar esses quadros para que tudo fique coeso e harmônico, elevando o nível da decoração?

Separamos algumas dicas para que você consiga fazer isso fácil, olha só:

  • Use um cor, tema ou moldura em comum para unificar os quadros
  • Aposte em grades para quadros do mesmo tamanho;
  • Use a criatividade para dispor quadros de tamanhos diferentes;
  • Fotos pessoais são uma ótima escolha; e
  • Use um gabarito na parede ou no chão.

1. Use uma cor, tema ou moldura em comum para unificar os quadros

Vários quadros, sem nenhum elemento de conexão entre eles, criaram o efeito oposto do que queremos, e tudo vai ficar caótico e desconexo.

Dessa forma, para unir tudo e criar harmonia, é preciso que você escolha uma cor, tema ou ao menos uma moldura em comum entre os quadros decorativos, assim eles interagem e geram coesão e equilíbrio para o ambiente.

No seu caso, optaria por qual desses elementos para unificar a composição?

0
Cor, tema ou moldura?x

2. Aposte em grades para quadros do mesmo tamanho

Se você tem ou pretende ter quadros do mesmo tamanho, um layout em grade é uma ótima escolha!

As grades horizontais com os quadros alinhados e separados simetricamente criam uma sensação de ordem e amplitude, alongando visualmente a parede.

Outra possibilidade seriam grades verticais, que causam um efeito visual de pé direito alto e dão todo um ar de elegância ao direcionar a vista para cima, além de ser uma ótima opção para paredes estreitas.

E Ai, gostou mais das grades horizontais ou verticais?

0
Queremos muito saber sua opinião!x

3. Use a criatividade para dispor quadros de tamanhos diferentes

Agora, se você tem ou pretende ter quadros de tamanhos diferentes, precisa estar aberto a testar várias possibilidades de layout para seu espaço, desde disposições simétricas até orgânicas, teste de tudo e veja o que te agrada mais.

A nossa dica aqui é usar o quadro maior ou o mais importante como mestre, ao centro, e os menores ao redor preenchendo os espaços em branco. Isso cria um ponto focal incrível e valoriza toda a composição.

Não tem segredo, basta ir testando as possibilidades até descobrir a combinação perfeita para o seu quarto!

4. Fotos pessoais são uma ótima escolha

Usar suas próprias fotos pessoais nos quadros do quarto é uma ótima escolha, com toda certeza, porque se trata de você, de suas memórias e das pessoas que te são caras.

Então, ao usar fotos pessoais, com seu grande amor ou com sua família, por exemplo, criará um ambiente que te faz mais feliz e conectado com quem você realmente é.

Mas e você, pretende usar quadros de fotos pessoais ou quadros convencionais em seu quarto?

0
Conta pra gente, é rapidinho!x

5. Use um gabarito na parede ou no chão

Por fim, nossa última dica para como combinar quadro no quarto, é bem simples, mas muito eficaz…

Faça um gabarito do layout que você quer montar antes de pregar os quadros!

Para isso, use um molde de papel ou papelão do tamanho dos quadros e cole com fita na parede ou no chão, assim poderá se afastar e ter uma bela ideia de como vai ficar.

Dessa forma, quando encontrar a disposição perfeita, basta marcar na parede e instalar os quadros, e ai o resultado será garantido… veja:

Mais fotos de quadros combinando com o quarto para se inspirar

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos usando os botões abaixo, assim eles também poderão combinar os quadros no quarto assim como você!

0 0 votes
Avalie este artigo, isso nos ajuda muito!